ESTRUTURA

Muitos falando sobre Estratégias e Planejamentos, mas que estrutura adotar?

Sejamos práticos e menos conversa fiada. Depois de ter uma base sobre um bom planejamento estratégico, precisamos fazer um mapa mental ou estruturar (rascunhando no papel mesmo!) Nossas estratégias e qual será o plano, então trago para vocês, um esboço básico de como seria uma estrutura estratégica para o marketing do seu negócio:

estrutura de planejamento e estratégia de marketing

FOCO: O que meu cliente deseja?

A maioria erra aqui, algo tão simples, mas poucos fazem essas perguntas. É fácil falar o que a MINHA EMPRESA QUER, ou os colaboradores para não perderem seus empregos perguntam O QUE O MEU PATRÃO DESEJA. O Foco é no cliente, ele se quer vai querer saber o que você quer, você precisa entender quais as necessidades deles e a possibilidade de atendê-los.

Missão: O plano é chegar em qual resultado?

Alguns líderes da empresa acham que é demagogia ou frescura colocar visão, missão e valores da empresa (independentemente do tamanho). Eu apoio que deve ter sim, uma missão palpável e com ideologias enraizadas com propósitos. Isso é como uma bússola para os colaboradores, fornecedores e todos aqueles com quem a empresa faz negócio. Incentiva todos a terem um senso comum de valorização em equipe e sólidos pilares. Mas veja bem, não adianta escrever bonito e colocar num quadro e depois não as seguir. Um grupo engajado com sinergia, confiança e trabalho de equipe, trará motivação e responsabilidade a todos os envolvidos.

Análise da situação

Temos que ser francos, analisar tanto o interno (da empresa) como o externo (como está a concorrência), os produtos que tem, quais as qualidades mas analisar os defeitos, quais as vantagens que tem em relação ao mercado, como está o atendimento (são as maiores queixas), como estão os prazos de entrega (dá para melhorar?), o concorrente tem um produto igual o meu, mas por que ele está vendendo mais que eu? Será só o preço? Estão agregando embalagens, tipo de material diferenciado, será que são mais flexíveis? Quais as formas de pagamento?

Mercado Alvo

Você tem um serviço ótimo, divulga e atira para todo lado e não entende por que não está tendo resultados. Será que é por que está exibindo seus produtos para pessoas erradas? Buscar e analisar, meu produto é para quem? Às vezes olhar o histórico e analisar o mercado, pode ser focado se são jovens ou idosos? São pessoas sozinhas e solteiras ou família formada? São para estudantes, esportistas, trabalhadores, classes sociais a/b ou C. E o principal, posicionamento, vou dividir em grupos de interesses e segmentações diversas?

Metas e Objetivos

Essas metas e os objetivos que você irá colocar para sua equipe, não devem ser utópicas, planos de execuções, datas, cronogramas, e deixar bem definido como atingir. Normalmente são divididos em estratégia interna e estratégia externa.

A interna, já viu ou presenciou um atendente ou funcionário que nem estava sabendo que tinha uma promoção? Que tinha um cupom de desconto ou um brinde? E o pior, ficou sabendo pelo próprio cliente? E aí ele vira e fala deixa ver aqui e já volto para confirmar… Sim isso é o interno, o trabalho em equipe é faze-los participar, estar inteirados com os planos e ideias que serão executadas. E prepara-los para qualquer campanha e o empoderamento, dar a autonomia e flexibilidade seja de informar sobre produtos e serviços assim como estar por dentro de preços e prazos. E todos desde o atendente até na distribuição estarem falando a mesma língua.

E a externa, que estratégias e diferencial terá, vai ser pelo preço (baixo demais desconfiam, caro demais não compram) ou será pelo valor (baixo demais não vale nada, ou valor agregado com preço mais alto para darem valor no seu produto?)

Gerenciar a comunicação (como vou falar do meu produto) e os canais (onde irei falar do meu produto), as estratégias serão para divulgar na internet? Por cartazes? Em outdoors? Anúncios em quais revistas? E quando as colocar, vai ser de um jeito jovial e extrovertido ou quero passar algo sério e bem formal?

Execução

Agora que está tudo estruturado, rabiscou e fez toda estratégia, quando executá-la, como vou saber se está dando certo? Aí entra o mais importante: Relacionamento de troca, o marketing fez um trabalho lindo, e começou todo o plano e ONDE ou COM QUEM estão as informações se está dando certo ou não? Obviamente quem está no setor de vendas e atendimento, solicitar o controle dessas informações será imprescindível.

Instruir para que tomem 1 minuto para anotar onde viu a divulgação, pedir para anotarem como estão sentindo, se está difícil, o que eles estão reclamando, por que estão reclamando, estão elogiando? Estão dando dicas da concorrência? E semanalmente o setor de marketing recolher os dados do setor de vendas e atendimento.

Até mesmo dos fornecedores ou do setor de entrega, estão pedindo mais de qual região? Qual a idade desse povo que estão adquirindo. E por aí vai, e com esse controle de informações obtidas, terá um rumo, se deve continuar ou mudar as táticas. Mas isso só vai dar certo, se todos estiverem unidos e forem sinceros e terem uma visão ampla que mesmo com críticas negativas, no lugar de reclamar, pensar em como melhorar, principalmente quando são reclamações, os colaboradores tendem a sumir com as críticas negativas por medo ou receio de botarem a culpa neles. E isso só os líderes são capazes de terem essas sensibilidades.

 

Espero que tenham gostado, e se não quiserem fazer sozinhos e precisarem de um planejamento estratégico e uma estruturação personalizada, pode fazer pedido, que terei o maior prazer em lhe prestar minha consultoria, obrigada  😉

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