Planejamento em Marketing Digital

Planejamento em Marketing Digital

Muitos empreendedores, lojistas e pequenos negócios, acham que fazer planejamento é coisa de empresa grande, que tem vários setores e equipes para isso. Que precisa de vários funcionários. Que eles tem planejamentos a longo prazo e por serem maiores, até por que se não fizerem, vira uma bagunça, rsrsrs.

Mas vamos pensar no seu negócio, focando no pequeno e micro empresário, ou até mesmo representantes, vendedores e até a tia que vende salgados. Dá pra fazer um planejamento simplificado? Não só dá, como é necessário. E tem até aqueles que os fazem mentalmente e até inconscientemente e nem sabem, não rotulam como ‘’planejamento’’, mas depois de um tempo, por não terem anotado, perdem o foco.

Não é muito diferente do marketing tradicional, mas o foco é na internet e tudo que for online, a diferença, que depois de tudo aplicado, você ainda tem a possibilidade de ‘’medir’’ os dados, se foram bons ou ruins ou mesmo mudar o caminho dos objetivos.

Planejar deveria ser obrigatório

Planejamento em Marketing Digital

Primeiro de tudo

Antes de sair copiando e colando o endereço do seu site e mandando pra todo mundo ou tirando a foto do seu produto e marcando todo mundo, ‘’péra lá’’.

Além de ser desagradável, os amigos da internet, perigoso até te excluírem rsrsrs. Por que? Porque você está só tentando vender e tirar algo deles, você não está oferecendo nada, é necessário exibir uma razão, um benefício, uma troca.

 


Pesquisar

Até a tia do salgado fica esperta com a concorrência, principalmente quando alguém comenta de um sabor diferente. O que os concorrentes tem? Como eles estão fazendo? Como estão entregando? Que prazo eles tem? Faça diferente ou faça melhor!

 


Objetivo

Atirar para todo lado, perde tempo e mais munição do que mirar e focar um por um. Anotar o foco principal, é o mais importante, as vezes está empurrando tanto um produto, mas o consumidor não sabe quem é você, como é a forma de pagamento, prazos, onde está localizado, como é o seu método ou o próprio produto ou serviço em si, ou para que serve… Então, objetivo é apresentar pra que serve o produto/serviço? Exibir as qualidades do seu negócio? Mostrar que seu negócio é idôneo? E depois de comprado, vou ter suporte? Garantia? Então, se apresente primeiro com o objetivo focado do que deve ser relevante na primeira etapa.

 


Para quem se destina?

Estava fazendo dieta esses tempos, e a tia do salgado nem perdeu tempo comigo para oferecer rsrsrs, sabia que não ia comprar! Então é bem assim, saber quem são seus potenciais e quais são as preferencias, vai fazer muita diferença e não perder tempo, com quem não é foco. Onde eles estão na internet? São jovens? Empresários? Donas de casa? Estudantes?

 


Agir, agora sim

Agora que você anotou os focos, objetivos, quem são, agora você vai agir nos locais certos, digamos que eles tenham características e você foi sensível até de ver do que gostam e suas personalidades. Chamados de canais, são os ‘’locais’’ na internet que você vai iniciar sua campanha. OK, quais são os canais? São vários sendo eles: Facebook, Youtube, Blogueiras influenciadoras, Instagram, Grupos, Fóruns, Twitter, Sites de notícias, etc. A maioria são divididos por temas, estilos, idade. Qual melhor vai se encaixar no seu negócio?

 


Cronograma

Tempo de exibições, datas, horários. Qual o melhor horário? Que dia das semanas estão mais online? A distribuição vai ser periódica? Diária? Semanais? Lembrando que não adianta, enviar vários um atrás do outro com diferenças de minutos e horas e depois sumir por 1 mês rsrsrs

 


Conteúdo

Esse é um ponto forte. Vai ser imagens? Vai ser textos? Frases? Vídeos? Artigos? E como você vai exibir o conteúdo? Sério com termos formais? Extrovertido e engraçado? A abordagem é para o público jovem? Ou terceira idade? O que você vai oferecer nesse conteúdo é relevante? É informativo? Gostaram tanto que compartilharam? Ou é confuso? Está bem legível? Ou é mais do mesmo?

 


Monitoramento ou Mensuração

Passou algumas semanas executando tudo, será que deu resultado? Como estão reagindo? Quantos acessaram seu conteúdo? Gostaram tanto que compartilharam? Muitos entraram em contato ou nenhum? Apesar de fulano não precisar, você notou ele que ele te marcou no ciclano? Curtiram?

 

Seja a curto ou médio prazo, os objetivos serão atingidos, os resultados nem sempre são imediatos, mas você estará se tornando uma referência no mercado local, seja uma necessidade futura, uma indicação para outro que precisa, a sua presença está sendo construída, se por acaso quando estiver monitorando e sentir que deve mudar algo, haja, ou se ver que está dando resultado, continue 😉

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