Social Media Marketing

O que fazer quando falam mal da minha empresa na internet?

Cada vez mais as pessoas tem acessado a internet. Só no Brasil o ultimo levantamento das pesquisas realizadas em 06/2015 (segundo a CGI – Comitê Gestor da Internet) 107 milhões acessaram a internet, sendo 42 milhões de brasileiros através do celular. A maioria está presente nas redes sociais (só no Facebook são 89 milhões de brasileiros – dados do próprio Facebook em 12/2015) .

E atualmente a interatividade entre as pessoas é o que faz retê-las na rede. Em quase todas as plataformas da web é possível comentar, debater, conversar e expressar suas opiniões. Sejam elas em comentários, grupos, fóruns, vídeos e postagens.

E ver todas essas pessoas conectadas e todos esses ‘’milhões’’ acessando diariamente, refez as empresas mudarem seus planos e estratégias para também se lançar na web.

 

Criaram seus websites, suas páginas nas redes sociais

iniciaram a exibição dos seus produtos e toda publicidade digital disponível. Porém, da mesma forma que é possível sua empresa interagir com o consumidor, seus consumidores tem acesso direto a se expressar sobre o seu negócio. E se você não estiver presente na internet, eles falarão indiretamente.

Quando falam bem, ótimo! Que orgulho! Quando compartilham, te divulgam e indicam – que beleza! Mas e quando saem insatisfeitos ou começam a falar mal e iniciam uma enxurrada de reclamações? Acha que é só bloquear de sua página? Só sair deletando os comentários que vierem a fazer na sua Fanpage?

 

É tapar o sol com a peneira!

Se você deletar, o internauta volta a escrever, ou se bloquear, não vai falar mal na sua página, mas vai falar em outro lugar da internet. Então como resolver?

Quando a empresa não possui colaboradores instruídos, que pode ser desde o atendimento até o suporte, tendem a cometer os mesmos erros e não sabem lidar com as situações, agravando ainda mais a imagem que possui, entre os internautas.

 

O que fazer?

O que tenho que aprender, ou o que devo instruir meus colaboradores, a não fazerem ou fazerem? Que atitudes temos que tomar nas redes sociais? Foi exatamente com esses tipos de situações que ‘’nasceu’’ um dos temas mais discutidos entre os profissionais e deram lhe o nome de ‘’Gestão de Crise’’.

Como  resolver os problemas nas redes sociais?

Dentro do Marketing Digital, todos os profissionais (ou pelo menos nos melhores cursos) começaram a estudar essa área de como gerir as crises na internet, a maioria dos cursos relacionados, possui o tema e aprendem como resolver e lidar com essas situações. Seria bom solicitar uma consultoria para os profissionais da área, caso sua empresa esteja passando por essas dificuldades e conseguir traçar estratégias e coletar as informações que estão deixando os consumidores insatisfeitos.

A maioria das grandes empresas ou agências contratadas possui um setor só para definir essas abordagens e claro resolvê-las. Já o pequeno e micro empresário precisa se informar e tentar resolver por si só, indico buscar informações, estudar mais a respeito sobre os consumidores e aprofundar mais o tema até com seus colaboradores, principalmente de quem está fazendo o atendimento online.

 

Transformando ódio em amor nas mídias sociais

E um profissional que passou por essa situação, foi o Diretor e Fundador do Plugcitários Erickson Monteiro, que após as experiências obtidas, tem palestrado e abordado muito sobre esse tema.

E para todos aqueles que estão no Paraná, ou que seja possível vir até Londrina. Faço um convite, no dia 19 de Fevereiro, ele fará uma palestra na Universidade Norte do Paraná / Unopar, das 19h às 21h. Com o tema : Branding x Crise: Transformando ódio em amor nas mídias sociais. Abordando como reverter situações e encontrar soluções.

Indicado para todas as empresas, negócios, vendedores, atendentes online, independente se são profissionais da área de marketing ou publicitários. Se você tem contato com seus clientes na internet, será bom pra você!

Para você fazer sua inscrição veja a página do evento aqui: Página de Inscrição para participar da Palestra

Branding x Crise: Transformando ódio em amor nas mídias sociais

Palestra de Erickson Monteiro da Plugcitários na Unopar de Londrina (Atrás do Catuaí)

 

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