Datas Comemorativas de Novembro
Datas comemorativas são muito exploráveis em ações comerciais, onde você trabalha um paralelismo das datas e vincula o seu negócio através das campanhas comerciais com o respectivo dia!
Novembro, com 30 dias, está repleto de datas interessantes e são ótimas formas de divulgar e vender nesses dias especiais. Interligando promoções, descontos, brindes ou lançamentos. Ou mesmo, homenagens e marcando seus clientes, fornecedores ou parceiros de negócio.
Black Friday e Cyber Monday
Sempre na última semana do mês de novembro, uma data que surgiu nos Estados Unidos e foi o objetivo de todos os lojistas vender seus produtos estocados ou que precisavam urgentemente “desfazer” de suas mercadorias e colocavam a venda a valores inferiores e pela metade do preço.
E o Brasil, adotou essa prática se inspirando nesses movimentos de descontos, promoções e desfazer de produtos parados. Se tornando bem forte nas vendas via internet, onde sendo a data do Black Friday sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, a Black Friday está marcada para dia 24 de novembro e o Cyber Monday é traduzido, como uma segunda-feira cibernética, onde na segunda-feira será um dia todo de descontos de vendas on-line.
Finados (2 de novembro)
O dia 02 de novembro é uma data para se meditar e lembrar dos falecidos e entes queridos.
Centenas de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que já partiram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos, celebram missa, etc.
Existe um mercado imenso, onde se movimenta milhões com vendas de todos os tipos de produtos, desde lembrancinhas personalizadas, velas e floriculturas. Além de serviços de reforma de lápides e prestação de serviços como limpeza do local.
Novembro Azul
Destaque importante desse mês para o combate ao câncer de próstata. Sendo o Novembro azul, uma campanha realizada para conscientizar a população sobre o diagnóstico prévio para com a saúde dos homens.
Em novembro, é comum ver campanhas por parte de diversas instituições, clínicas, comércios e estabelecimentos usando um a fita azul, símbolo do movimento, para incentivar a prevenção à saúde.
Ações comerciais realizáveis: Clínicas dão descontos para consultas e exames, floriculturas fazem parcerias com empresas para a entrega de flores, vestuário e fabricantes personalizam uniformes azul, marcas criam variações e atrelam descontos, bônus e brindes para lembrar da data.
É uma ótima estratégia para datas comemorativas e se planejar o trabalho de marketing do seu negócio nessa data importante.
Dia do Cabeleireiro e Barbeiro
Dia 03 de novembro foi firmado através de sindicatos e associações dessa classe profissional, o dia dos cabeleireiros.
Sendo uma data interessante para explorar e fazer contato com salões e quem trabalha com estética e beleza.
Um dia especial que fornecedores, fabricantes e revendedores, podem homenagear os profissionais e terem uma boa forma de contatar, parabenizar e ter um motivo para entrar em contato, ofertar descontos e oferecer seus produtos.
Para um bom engajamento digital, você pode inclusive marcar seus clientes cabeleireiros, caso sejam atacadistas ou seu negócio é um B2B.
Dia Nacional do Riso
Dia 06 de novembro foi uma data fixada a nível nacional, lembrando que a data também é comemorada em janeiro internacionalmente.
Ela foi instituída por movimentos terapêuticos, com finalidade de melhorar a saúde, reforçando que sorriso e alegria podem curar muitos males. Desde depressões a problemas do estômago.
Uma data muito utilizada pelo setor médico, de saúde e até mesmo da odontologia.
Independente do seu nicho ou área de atuação, é possível adaptar essa data para seu marketing de conteúdo e explorar formas de lembrar, destacar e homenagear, desde clientes, consumidores e pacientes. Anote e não deixe de postar um conteúdo relacionado e interagindo com os seus seguidores.
Proclamação da República
Dia 15 de novembro, é celebrado o dia que o Brasil deixou de ser uma monarquia (governado por rei) e passou a ser governado por presidencialismo (governado por presidente eleito pelo povo).
Na época de 1890 , foi marcado por décadas de conflitos, disputas e guerras políticas. Todos de acordo com interesses políticos que lutaram por mudanças significativas.
É uma que se celebra e relembra grandes mudanças de um país inteiro, com implantações do direito ao voto, federalismo e uma sociedade participativa.
Uma data para não ser esquecida e que você pode postar, publicar e comunicar o quanto seu negócio é participativo e demonstra responsabilidade social.
Um dia de mensagens de luta, força, fraternidade e igualdade de direitos. Adicione em seu calendário pois com certeza estará em alta nas trends digitais.
Semana da Música
Dia 16, inicia-se a semana musical, onde todos que trabalham no setor, exploram essa data. Até mesmo nichos indiretamente exploram essa data para trabalhar eventos, conteúdos e divulgações de seus negócios e produtos.
Ações comerciais: Desde fabricantes de instrumentos musicais, artistas, bandas, cantores e empresas especializadas em eventos e shows, tem uma oportunidade interessante de explorar o marketing musical.
Utilize estratégias que você poderá se beneficiar, inclusive instituições de ensino, escolas musicais e escolas de dança, trabalham dobrado nessa época para movimentar o comércio! Anote essa data e adapte para a sua empresa e seus produtos.
Dia da Criatividade
Dia 17, o dia da criatividade, pode ser adaptado para muitos (ou até todos) demonstrando e evidenciando a criatividade empreendedora, criatividade profissional e fazendo campanhas e ações para reforçar o quanto seu produto ou negócio é criativo e benéfico.
Ações comerciais exploráveis: Divulgue e evidencie o quanto a sua empresa foi criativa demonstrando ”cases de sucesso” ou mesmo o quanto poderá ser útil os seus serviços. Essa realmente é uma data que precisa de criatividade para alavancar e evidenciar seu negócio e não deixe passar em branco o reforço de marca.
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia 20 de novembro, é celebrado o dia da consciência negra, uma data que demonstra respeito.
O dia de uma lembrança da resistência do povo negro em avançar por uma sociedade livre de opressões, por mais igualdade, solidariedade e respeito.
Muitas campanhas serão veiculadas nessa data, tanto para um post demonstrando empatia e apoio, como também ações de comunicação social e responsabilidade.
Empresas do Brasil todo, irão publicar e veicular divulgações atreladas a essa data. Se sua empresa possui uma cultura de respeito e consciência, divulgue e demonstre através da sua assessoria de marketing e de comunicação que se solidariza para reforçar sua marca e identificação com o público.
Dia Mundial de Ação de Graças
Dia 23, é uma data celebrada no mundo inteiro, como um dia de gratidão, de trocas e agradecimentos.
Sua origem se deu nos Estados unidos, sendo feriado e comemorado em família, inclusive familiares distantes viajam nessa data para se reunir e ficar perto de seus entes queridos.
Ele é comemorado pela fartura das colheitas e troca de alimentos. Inclusive fazem orações e pedem benções para que nunca lhes falte comida, união e saúde.
A mensagem dessa data é uma síntese de todos poderem dizer que dão graças pela vida, pelas bênçãos, pelas preces e esperanças.
Ações comerciais: Você pode trabalhar essa data através do marketing de conteúdo, exibindo gratidão aos seus clientes, demonstrar o quanto o seu negócio prosperou e gerar identificação e empatia com seu público-alvo.
Dia do Doador de Sangue
Dia 25, é uma data interessante para exibir empatia e preocupação pelo próximo. Para lembrar que todos podem necessitar e o quanto é importante doar sangue.
Toda empresa que demonstra empatia e responsabilidade social, exibe sua preocupação para com a sociedade, comunidade e seus clientes para divulgar um marketing positivo perante seus consumidores.
Ações comerciais: Por lei, todos que doam sangue tem um dia de folga e exibe como atestado, demonstre através de publicações e postagens, toda sua equipe indo doar sangue, grave vídeos curtos doando sangue com o uniforme da empresa e divulgue nas redes sociais. Mostre uma cultura positiva e com frases e jargões que todos terão um dia de descanso por salvar a vida de outro.
Outra opção de campanha explorável é demonstrar e incentivar através das publicações para lembrar de todos doarem.
Além dessas datas evidenciadas e mais importantes, existem outras que podem serem destacadas de acordo com seu nicho ou adaptada ao seu segmento.
Outras datas do mês de novembro, para instituições de ensino é o dia internacional do estudante dia 17, dia da bandeira dia 19, ou a finalização da semana da música, com o dia do músico dia 22.
Para o nicho de estética, temos também o dia 20 que é tanto o dia do biomédico como o dia da esteticista que podem ser explorados pela indústria farmacêutica ou de cosmético e beleza!
Conclusão
Pesquise e explore datas interessantes de acordo com seu nicho e que possa ser adaptado ao seu setor ou segmento de negócio. Atrele seus serviços ou produtos a datas, tanto para uma conexão maior com seu público como para reforçar sua comunicação empresarial.
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