Dicas de Marketing Estratégico com o Lançamento do Filme da Barbie
Com o lançamento do novo filme da Barbie, que vai estrear na quinta-feira, dia 20 de julho. Podemos tirar muitas dicas e grandes aprendizados com as estratégias de divulgação, lançamento e do reforço de como a marca aplicou..
Vale ressaltar que já fazem mais de 6 meses que se iniciou várias estratégias de Marketing para promover o filme, tornando-o um dos mais esperados do ano. E a primeira lição com certeza, foi da antecipação.
1 – Planejamento Estratégico por Antecipação
A antecipação com certeza foi um planejamento com conteúdos sobre: curiosidades, dicas, notícias e até mesmo publi-reportagens falando coisas interessantes sobre escolha do elenco, atrizes e atores, assim como o tipo e estilos adotados (comédia e aventura), criando assim a noção da existência e consequentemente a informação que ”um dia”, ”em breve” e que em algum momento seria lançado.
Como poderia ser aplicado para o seu plano de negócio, lançamento ou inauguração: Em caso de apresentar um novo produto, a inauguração do seu negócio ou mesmo o aniversário da sua empresa, você deve adotar medidas estratégicas, que o seu público, tenha noção da sua existência e que um dia começará a vender.
Soltando comunicados, avisos, artigos informativos, publicações, união e colaboração com parceiros de negócio ou mesmo anunciando que você vai lançar algo.
Isso aguça a curiosidade assim como também se espalha e as próprias pessoas comentando, gera divulgação espontânea para o seu empreendimento.
2 – Marketing Estratégico Collab
Co-branding ou Collab é quando feito a colaboração com outros parceiros de negócios e o filme estabeleceu parcerias com outras empresas, como: rede de cinemas, franquias de fast-food, fabricantes de acessórios e marcas de roupas, para ampliar o alcance do produto e criar uma associação positiva com seus potenciais compradores.
Como você pode aplicar essa estratégia colaborativa: Se você irá lançar um produto, comemorar uma data importante como fundação da empresa ou data comemorativa, entre em contato com seus fornecedores e distribuidores, ou caso você seja o fornecedor ou co-produtor, busque parcerias com quem faz negócios, que pode ser inclusive serviços terceirizados como escritório de advocacia ou o contábil que cuida do seu financeiro. Veja em qual ramo e segmento você está e com quem sempre faz negócio.
Na imagem abaixo todos os parceiros de negócios podem se beneficiar das colaborações, desde a empresa que fornece as embalagens, assim como o fornecedor da matéria-prima, em casos de produtos e negócios digitais, pode evidenciar as plataformas, servidores e desenvolvedores parceiros.
3. Fidelidade à Identidade Visual:
O filme da Barbie manteve a identidade da marca em todos os detalhes, como a predominância da cor rosa e a fonte utilizada, o que reforça a conexão com o público-alvo e contribui para a construção de uma marca forte e identidade visual sólida.
Como você pode aplicar essa estratégia visual: A identidade visual e as cores da marcas devem ser sempre rebatidas, evidenciadas e não mudar de cor, ser fiel com tudo que foi definido sem ficar mudando as cores. Você pode notar que o meu site, minhas redes sociais e meus serviços são sempre as cores vermelho e preto, isso torna fácil a assimilação visual.
4. Marketing de relacionamento:
O exemplo do Lançamento do Filme da Barbie mostra como uma estratégia de Marketing de relacionamento é importante. A marca conseguiu gerar produtos que conectam-se com clientes fiéis a marca, criando um vínculo duradouro com eles.
Temos outros exemplos de Marketing de Relacionamento em relação a outras marcas que tem seus fiéis clientes que mesmo não precisando de determinado produto, acabam por aderir, adquirir ou mesmo comprarem por serem fidelizados.
Como você pode aplicar estratégia de relacionamento: Humanização e conexão, repetindo o que é bom ou já fez sucesso. É fazer o feijão com arroz bem feitinho. Ou seja, parece ser o mais do mesmo ou aparentar que é repetido, porém, tentar algo diferente ( o que foi feito anteriormente) não demonstrou suas raízes, e nessa nova versão com a velha receita é realmente entregar o que o público quer.
No seu caso, o seu produto, negócio ou serviços, já existente no mercado, como pode repetir o mesmo sucesso do passado, mas só contando com outras palavras?
5. Fan Service:
O termo “fan service” refere-se a agradar os fãs, dar exatamente aquilo que os seus fiéis querem, e o filme da Barbie aplicou essa ideia, conhecendo bem seu público-alvo e oferecendo o que eles desejam.
Temos outros casos de fã services, como a franquia do Filme Star Wars, os livros de Harry Potter ou Ligas Esportivas desde marcas como a Nike assim como times de futebol, todos apesar de terem seus produtos principais, acabam por lançar acessórios, brindes, colecionáveis que reforçam exatamente o que os fãs desejam.
Como você pode aplicar estratégia de servir os fãs: No exemplo da imagem abaixo, você verá que as empresas parceiras acabam se beneficiando, produzindo aparatos como: baldes de pipocas, chaveiros, copos colecionáveis que não somente suprirá a demanda da campanha do momento, mas também será a longo prazo. Providencie chaveiros, imãs, brindes publicitários e demais possibilidades que podem ser desde um adesivo ou balas e chicletes com a embalagem personalizada da sua empresa.
Essas estratégias foram bem-sucedidas, onde vemos claramente o foco no CLIENTE (e o que ele(a) quer).
Pois compreender o público-alvo, para quem é direcionado e planejar estratégias de Marketing adequada com ANTECIPAÇÃO, poderá impulsionar o sucesso de qualquer produto.
Além disso, são mencionados os benefícios e o uso que eles fizeram do Marketing Digital, como a recomendação dos clientes satisfeitos a outras pessoas, e o compartilhamento nas redes sociais, o que amplia a reputação e visibilidade da marca.
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