Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?
Essa é uma dúvida que todo negócio que está iniciando a sua comunicação das redes sociais e é uma pergunta frequente que me fazem.
Digo iniciando, por que toda conta nova (perfil) está sem dados, relatórios ou insights no painel de gerenciamento das plataformas.
É uma folha em branco e que leva um prazo para que o algoritmo entenda o seu público, colete os dados e forneça mais informações quanto ao fluxo de entrada.
Porém, devemos ter um ponto de partida, e são princípios básicos que você deve entender:
- ATITUDE COMPORTAMENTAL E
- QUAL É O SEU PÚBLICO?
Quais são os melhores horários para postar a nível comportamental?
1-Atitude Comportamental
Partindo do pressuposto que você é um comércio, estabelecimento e possui um negócio, e seus clientes são adultos.
Exemplo de atitude das pessoas adultas pela manhã:
O comportamento seria o básico de ”dar uma olhadinha” nas redes sociais pela manhã, seja tomando café ou dentro de um ônibus (ou trem) indo trabalhar.
Então se o público entra em torno de 7h30 às 9h da manhã, você pode programar suas postagens para serem ”disparadas” entre 6h30 a 7h AM.
Exemplo de atitude de adultos em seus intervalos (almoço):
Seguindo a lógica comportamental do ser humano, em seus intervalos, após o almoço em torno do 12h até as 13h30, a maioria dos brasileiros acessam as redes sociais, seja para ver uma notícia, acompanhar um amigo(a) ou ver uma fofoca.
Então para garantir a distribuição, você poderá postar mais ou menos em torno de 10h30 as 11h AM.
Exemplo de atitudes dos adultos à noite:
Com esse raciocínio lógico, já deu pra desconfiar qual seria o horário noturno?
Justamente após o trabalho, quando estão dentro dos ônibus (ou trem), quando chegam em casa e terminam seus afazeres diários.
Depois da janta, depois de um banho, quando já estão tranquilos. Então obviamente isso será em torno de 20h às 21h.
E por isso, a recomendação inicial (para um público de adultos) estaria em torno de publicar, postar e compartilhar em torno das 18h às 19h30!
Veja bem que eu destaquei e grifei ADULTOS como exemplo de atitude comportamental
Esse exemplo é um ponto de partida referente ao público adulto e com atitudes diárias da maioria da população brasileira. Veja bem, excluímos jovens, crianças ou mesmo quem não faz um horário comercial das 8h as 18h.
Por isso, o outro tópico a seguir é saber quem é o seu público.
Então a ”colinha” de um horário comercial para adultos, seria:
De manhã: 7:00
Intervalo: 11:00
A noite: 19:00
Quais são os melhores horários para postar de acordo com seu público?
2 – Público-Alvo
Entender quem é o seu público, seus clientes e potenciais compradores, também devem ser observados para os iniciantes, novos negócios ou para quem acabou de lançar ou inaugurar seus serviços e produtos.
Exemplo: Eles são crianças e jovens?
No exemplo comportamental acima, referimos a adultos que possuem um horário de rotina comercial, já jovens e adolescentes por exemplo, acessam em horários bem específicos que serão ditados de acordo com as aulas (da escola ou colégio onde estudam).
Adolescentes que estudam de manhã, obviamente vai acessar no período da tarde e isso pode ser as 3 horas da tarde! E obviamente adolescentes que estudam na parte da tarde, estarão acessando pela manhã em torno das 10 horas até meio-dia, justamente quando seus pais chegam e pedem para fazer determinadas funções (como ajudar na casa).
**Se o seu negócio são justamente produtos para adolescentes, como eletrônicos, games, entretenimentos ou esportivos, a sugestão de início é postar as 10hAM ou 15hPM.
A colinha se o seu público são jovens e adolescentes:
De manhã: as 10h
A tarde: as 15h
Exemplo: Seu público são mães e mulheres que ficam em casa (inclusive aposentadas)?
Nesse caso, temos um público feminino, que está entre afazeres domésticos, cuidando de seu bebê ou vejo o exemplo da minha própria mãe, uma mulher aposentada que após os afazeres do lar, consomem dicas para casa, adoram decoração e moda, sempre estão visualizando vídeos de receitas e culinária!
Elas fazem isso, em seu tempo livre, justamente após ter preparado lanches e lancheirinhas dos filhos e já mandaram eles para escola!
Ou senhoras, que já tomou café, já fez o que achava que tinha que fazer, e esse público acabam por acessar em torno de 9h as 10h da manhã.
Isso é tão real, que você pode comprovar com programas na televisão (como Ana Maria Braga, “Mais Você” ou da Palmirinha) que possuem o horário matutino as 9h!
Então a colinha seria:
Postar pela manhã as 9h AM!
**Entendendo o seu público e suas atitudes comportamentais, lhe ajudarão a entender qual o melhor horário! E em relação aos dias da semana? Veja abaixo.
Bônus: Quais são os melhores dia da semana para postar?
Também entra no mesmo raciocínio lógico:
- quem é o seu público?
- são adultos?
- são mulheres?
- são adolescentes?
- quais são suas atitudes comportamentais?
Nesse caso, irei dar um exemplo específico de adultos e do segmento comercial B2B.
Eu vivo essa realidade e você caso seja um empreendedor e tenha um negócio já observou que toda segunda-feira é corrida, muitas reuniões, alinhamentos, gestão da empresa e das finanças!
Então, temos o caso de consultores, vendedores ou um fornecedor que queira oferecer e vender algo, obviamente você NÃO VAI POSTAR as segundas-feiras!
Exemplo de Empresários(as) e Tomadores de Decisões
Todo empresário, diretores ou gerentes as segundas-feiras, estão ocupados e até mesmo a prospecção ou ofertar algo as segundas, é praticamente pedir para ser ignorado.
Estão ocupados e não vão prestar atenção na sua proposta ou o que você está divulgando e passará desapercebido, isso serve tanto para as redes sociais como também para e-mails, mensagens no WhatsAPP ou uma ligação.
Por isso, postar a partir de TERÇA-FEIRA é interessante para ser visualizado (caso seja um nicho comercial, de vendas, produtos e serviços).
**Salvo em caso de baladas, bares, rh e eventos, pois toda segunda-feira, todo mundo quer saber o que o colega, amigo(a) ou familiar fez no fim de semana rsrsrs (fofoca e vida alheia dá muito engajamento!).
Exemplo de massa e público generalizado
Para finalizar, generalizando e que você está com uma conta nova, perfil novo e não tem uma base de dados, temos como comportamento humano, todas as quintas-feiras, estatisticamente falando (vide a base de dados da MLabs como referência), é notável que já estamos dispersos e previamente pensando em distrair a mente no final de semana!
Planejamos o que iremos fazer numa sexta a noite, após o trabalho e qual será a programação de sábado/domingo. Um happy hour, uma viagem, um compromisso e acabamos por dar atenção a estabelecimentos comerciais e serviços disponíveis.
Então a colinha para um negócio comercial seria:
As terças, quintas e sábados!
E os piores dias da semana para postar para empresas são as segundas e domingos!
Conclusão e Finalização:
Inicie suas postagens e publicações as:
- Terças-Feiras
- Quintas-Feiras
- Sábados
Com horários alternados entre:
- 7 da manhã
- 11h antes do almoço
- 17h ou 19h à noite
Isso é válido para postagens nas redes sociais de forma orgânica, veja qual tem melhor performance e acompanhe pelo seu painel de controle, analisando as estatísticas.
**Isso não precisa ser seguido em caso de divulgações pagas, impulsionamentos ou caso você pague para as redes sociais exibirem anúncios! Em caso de tráfego pago (ads/anúncios) se pagou, vai ser exibido quando entrarem, independente do horário ou dia da semana!
Fez Sentido?
Entender a lógica, o raciocínio e o comportamento humano é a melhor estratégia! Seguir uma ”receita pronta” ou por que alguém está falando determinados horários, pode servir para ”eles”, mas por ser muito subjetivo, de acordo com seus clientes, seu nicho, seu negócio, pode ser diferente para o seu negócio.
Espero que tenha gostado e não deixe de ver esse artigo, sobre as hashtags banidas e não use no Instagram.
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