Quais são as diferenças entre os milhares tipos de marketing?
OK, não chega a ser milhares, mas com certeza são quase centena! Veja abaixo:
Por incrível que pareça, você sabia que existem em torno de 80 tipos de marketing?
De acordo com Philip Kotler, um dos principais pensadores e especialistas em marketing, existem 80 tipos diferentes de marketing.
Ele os descreveu em seu livro “Marketing Management: An Asian Perspective” e incluem desde os tipos tradicionais de marketing, como marketing de produto e de preço, até tipos mais modernos, como marketing de mídia social e marketing de relacionamento.
Kotler argumenta que desses 80 tipos de marketing, podem ser combinados de diferentes maneiras para criar estratégias e planos de marketing eficazes.
E dentre esses 80 tipos, em torno de 44 são os mais utilizados e combinados entre eles através de suas aplicações.
Dentre os vários tipos de marketing, os principais incluem:
- marketing do produto,
- marketing de preço x valorização,
- marketing de promoção x divulgação,
- marketing de lugar x praça,
- marketing de pessoas x influencias,
Além disso, o marketing digital e o marketing de conteúdo também são tipos populares de marketing atualmente.
E cada um direcionado com um tipo de objetivo! Confira os mais conhecidos:
- Marketing de Produto:
Enfoca a criação de um produto que atenda às necessidades do consumidor. - Marketing de Preço:
Enfoca estabelecer um preço adequado para o produto ou serviço. - Marketing de Promoção:
Enfoca a publicidade, promoções e relações públicas para aumentar a conscientização do produto ou serviço. - Marketing de Lugar (Distribuição):
Enfoca a disponibilidade do produto ou serviço para os consumidores, incluindo canais de distribuição e logística. - Marketing Pessoal:
Enfoca a criação de relacionamentos com os clientes e a construção de sua marca pessoal e pública. - Marketing Digital:
Enfoca o uso de tecnologias digitais, como a internet, para promover produtos ou serviços. - Marketing de Conteúdo:
Enfoca a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e engajar um público-alvo específico. - Marketing de Referência:
Enfoca em incentivar os clientes a recomendarem seus produtos ou serviços para outras pessoas. - Marketing de Relacionamento:
Enfoca em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes. - Marketing de Influência:
Enfoca em usar “influenciadores” para promover um produto ou serviço. - Marketing Verde:
Enfoca em promover produtos ou serviços amigáveis ao meio ambiente. - Marketing de Causas Sociais:
Enfoca em associar a marca com uma causa social ou ambiental específica.
Existem outros tipos de marketing, relacionado a ação em si, como e-mail marketing que é a prática de enviar divulgações por email, ou podemos também segmentar o marketing por ações e estratégias, mas esses são alguns dos principais que você já pode começar a trabalhar em seu negócio.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os colegas de profissão e salve nos favoritos!
Veja também aqui esse outro artigo sobre Planos de Marketing, que vai te auxiliar a criar o seu plano!