ah! Aline Hirata | Quais são as diferenças entre os milhares tipos de marketing?

Quais são as diferenças entre os milhares tipos de marketing?

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Quais são as diferenças entre os milhares tipos de marketing?

OK, não chega a ser milhares, mas com certeza são quase centena! Veja abaixo:

ah! Aline Hirata | Quais são as diferenças entre os milhares tipos de marketing?

Por incrível que pareça, você sabia que existem em torno de 80 tipos de marketing?

De acordo com Philip Kotler, um dos principais pensadores e especialistas em marketing, existem 80 tipos diferentes de marketing.

Ele os descreveu em seu livro “Marketing Management: An Asian Perspective” e incluem desde os tipos tradicionais de marketing, como marketing de produto e de preço, até tipos mais modernos, como marketing de mídia social e marketing de relacionamento.

 

Kotler argumenta que desses 80 tipos de marketing, podem ser combinados de diferentes maneiras para criar estratégias e planos de marketing eficazes.
E dentre esses 80 tipos, em torno de 44 são os mais utilizados e combinados entre eles através de suas aplicações.

 

Dentre os vários tipos de marketing, os principais incluem:

  • marketing do produto,
  • marketing de preço x valorização,
  • marketing de promoção x divulgação,
  • marketing de lugar x praça,
  • marketing de pessoas x influencias,

Além disso, o marketing digital e o marketing de conteúdo também são tipos populares de marketing atualmente.

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E cada um direcionado com um tipo de objetivo! Confira os mais conhecidos:

  1. Marketing de Produto:
    Enfoca a criação de um produto que atenda às necessidades do consumidor.
  2. Marketing de Preço:
    Enfoca estabelecer um preço adequado para o produto ou serviço.
  3. Marketing de Promoção:
    Enfoca a publicidade, promoções e relações públicas para aumentar a conscientização do produto ou serviço.
  4. Marketing de Lugar (Distribuição):
    Enfoca a disponibilidade do produto ou serviço para os consumidores, incluindo canais de distribuição e logística.
  5. Marketing Pessoal:
    Enfoca a criação de relacionamentos com os clientes e a construção de sua marca pessoal e pública.
  6. Marketing Digital:
    Enfoca o uso de tecnologias digitais, como a internet, para promover produtos ou serviços.
  7. Marketing de Conteúdo:
    Enfoca a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e engajar um público-alvo específico.
  8. Marketing de Referência:
    Enfoca em incentivar os clientes a recomendarem seus produtos ou serviços para outras pessoas.
  9. Marketing de Relacionamento:
    Enfoca em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes.
  10. Marketing de Influência:
    Enfoca em usar “influenciadores” para promover um produto ou serviço.
  11. Marketing Verde:
    Enfoca em promover produtos ou serviços amigáveis ao meio ambiente.
  12. Marketing de Causas Sociais:
    Enfoca em associar a marca com uma causa social ou ambiental específica.

Existem outros tipos de marketing, relacionado a ação em si, como e-mail marketing que é a prática de enviar divulgações por email, ou podemos também segmentar o marketing por ações e estratégias, mas esses são alguns dos principais que você já pode começar a trabalhar em seu negócio.

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Veja também aqui esse outro artigo sobre Planos de Marketing, que vai te auxiliar a criar o seu plano!

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