Como a sua presença na internet pode fortalecer sua marca: Saiba tudo sobre a importância da presença digital
Se você está pensando em começar um negócio ou deseja fortalecer sua empresa já existente, é essencial ter uma forte presença na internet.
Alguns anos atrás, ter apenas o Facebook ou Instagram, era suficiente para a maioria das empresas. Mas agora, com o aumento da concorrência online, e a maturidade dos negócios na internet é fundamental ir além dessas práticas básicas e estar em vários canais de mídia digital ao mesmo tempo.
A importância da presença digital para fortalecer o sucesso dos negócios
Hoje em dia, a presença na internet é um fator chave para iniciar e manter um negócio bem-sucedido. Isso se deve ao fato de que no mundo digital é possível explorar diversas possibilidades, além de encontrar novas oportunidades e clientes com mais facilidade.
Com as redes sociais, ficou mais fácil interagir com seu público-alvo e criar uma identidade forte para sua marca.
Ter uma presença online é importante porque:
- Facilita a criação da identidade e imagem da marca:
As redes sociais e o site podem ser ótimas ferramentas para mostrar para a audiência quem é você e o que você oferece. - Aumenta a interação com os consumidores:
Com uma presença consolidada no meio digital, é possível garantir uma comunicação mais fácil e rápida entre sua empresa e seu público-alvo. - Coleta de feedbacks para melhoria do público:
Através do monitoramento dos comentários e avaliações é possível ter um feedback do que está funcionando, do que estão reclamando (ou insatisfeitos) e do que pode ser melhorado. - Melhora as estratégias e processos internos:
Com uma presença digital, é possível obter insights sobre como otimizar processos internos, descobrir novas tendências e aprimorar o trabalho no geral e de toda equipe tanto do marketing de divulgações como do setor comercial para com as vendas. - Aumenta a visibilidade e oportunidades no mercado:
Com uma boa presença digital, é possível alcançar um público maior e novas oportunidades de negócio e desenvolvimento dos produtos.
Como o seu negócio na internet beneficia as suas vendas
Os negócios locais, como lojas físicas, cafeterias, padarias e bares, precisam de uma presença digital robusta para competir com grandes franquias e plataformas online de redes nacionais.
Isso se deve ao fato de que muitas vezes essas empresas não possuem recursos suficientes para competir com grandes empresas em termos de publicidade e visibilidade. A presença digital é ideal para esses negócios locais, que podem criar uma forte presença na internet mesmo sem uma verba significativa para publicidade, atuando localmente.
Como exemplo, um negócio local de varejo pode utilizar a presença na internet de diversas maneiras:
Uma loja de roupas, por exemplo, pode ter um perfil em redes sociais, onde publica fotos, vídeos e dicas de uso de seus produtos e posts que envolvam e engajam seus clientes, despertando o interesse.
Além disso, é essencial ter o Google Meu Negócio, onde é possível registrar o endereço e horário de funcionamento e tornar sua empresa mais acessível a quem busca por ela. Principalmente para procurar o contato telefônico e obter demais informações necessárias.
Outra vantagem da presença na internet é que os canais de venda são ampliados. Com um site bem otimizado, é possível fazer venda online, e fornecer serviços e soluções para outras cidades de sua região.
E se for viável, iniciar a expansão das vendas além do local, para uma presença na internet com foco para regional e para os estados ao redor como uma estratégia de metas maiores.
A presença na internet é a virada de chave para o sucesso de muitos negócios.
Agora é a hora de você dar o primeiro passo e iniciar a construção da sua presença digital. Comece a explorar as diversas possibilidades oferecidas e comece a fortalecer sua marca online.
Comece com um plano de marketing divulgando os dados mais importantes como localização, segmento, tipos de produtos, horários de atendimento, contato de telefone, link para Whatsapp e efetuar os pedidos. E mensalmente insira temas de datas temáticas e sazonais.
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Veja também, esse outro artigo de 5 dicas para fortalecer sua marca nas mídias digitais e anote as estratégias.
Bons negócios!