As Principais Redes Sociais Explicadas para Divulgar seu Negócio
Entenda as principais redes sociais e como você pode e deve se beneficiar através de seus objetivos que podem ser:
- Portfólio de Serviços
- Portfólio da Carreira e Profissionalismo
- Divulgação do seu Negócio
- Credibilidade e Presença Digital
- Exibir Qualidade e se conectar aos clientes
Essa publicação me inspirou a ser feita após visualizar algumas postagens no exterior, no qual explicava de forma simples e com bom humor. E me fez refletir que muitos negócios ainda não exploram o poder das outras redes sociais pelo fato de não entender qual o foco e o objetivo de cada uma, e isso acaba não gerando resultados ou estar divulgando no lugar errado.
E publiquei no meu Instagram a minha própria versão explicando de um jeito simples e em português e aqui vamos em uma versão mais estendida e com mais espaço para detalharmos e você conseguir aprender e ter dicas de como planejar o seu conteúdo e consequentemente criar uma estratégia eficaz e que realmente traga resultado para o seu negócio.
Principais Redes Sociais para Divulgar seu Negócio ou Portfólio
Se você deseja promover seu negócio ou portfólio online, as redes sociais são ferramentas poderosas para alcançar seu público-alvo. Neste tutorial, explicarei as principais características e diferenças de cada uma das seguintes redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Google Maps e Foursquare. Vamos começar!
1. Twitter:
O Twitter é uma plataforma de microblogging que permite compartilhar mensagens curtas chamadas “tweets”.
Twitter é dinâmico e publicações rápidas e curtas, mais indicado para novidades, notícias e rola muita fofoca e exposição.
Mas depois de 5 minutos já é esquecido. Por isso pense a nível de notícias e promoções com datas de validade.
É ideal para transmitir informações rápidas e concisas. Aqui estão algumas dicas para divulgar seu negócio ou portfólio no Twitter:
- – Crie uma conta comercial e otimize seu perfil com informações relevantes.
- – Use #hashtags relevantes para aumentar a visibilidade dos seus tweets.
- – Interaja com outros usuários, retweetando (recompartilhando) e respondendo a tweets relevantes.
- – Compartilhe links para seu site, blog ou conteúdo relevante para seus produtos e serviços.
2. Facebook:
O Facebook é a maior rede social do mundo, oferecendo diversas ferramentas para promover negócios.
Facebook é sobre conexão, você se conectar com todos os tipos de tribos, comunidades e afinidades em comum. Inclusive compartilhar seu negócio e aqueles que gostam do seu conteúdo estará próximo de você.
Algumas dicas para utilizar o Facebook efetivamente:
- – Crie uma página comercial (não use seu perfil pessoal) e preencha todos os detalhes relevantes.
- – Publique regularmente (pelo menos uma vez por semana) conteúdo interessante do seu negócio, incluindo imagens de boa qualidade e profissionalismo e vídeos.
- – Interaja com seus seguidores respondendo a comentários e mensagens (mesmo que não seja um pedido, um agradecimento já ajuda e nunca ignore).
- – Use recursos como anúncios pagos para alcançar públicos segmentados (somente pagando pelos anúncios será mostrado para mais gente).
3. YouTube:
O YouTube é a plataforma líder em compartilhamento de vídeos. Ele permite que você crie seu próprio canal para promover seu negócio ou portfólio.
Youtube é interessante para demonstrar todo tipo de coisa por vídeos, estão todos os nichos e segmentos e você pode explicar sobre seu produto ou negócio.
Aqui estão algumas dicas para utilizar o YouTube de forma eficaz:
- – Crie vídeos de alta qualidade que sejam relevantes para seu público-alvo.
- – Otimize seus vídeos com títulos, descrições e tags relevantes e estratégicos.
- – Promova seu canal em outras redes sociais através do compartilhamento e em seu site.
- – Interaja com seus espectadores respondendo a comentários e criando vídeos respostas, para ter uma comunidade engajada.
4. LinkedIn:
O LinkedIn é uma rede social focada em conexões profissionais e oportunidades de negócios.
Linkedin sendo profissional com público voltado para o profissional, carreira e empresas. A sugestão é compartilhar e publicar sobre sua especialidade, seus conhecimentos, sobre sua carreira, caso tenha um portfólio de serviços ou exibição de trabalhos realizados é uma estratégia de divulgação para empreendedores.
Para promover seu negócio ou portfólio no LinkedIn, siga estas dicas:
- – Crie um perfil profissional completo e otimizado.
- – Conecte-se com pessoas relevantes para expandir sua rede.
- – Publique conteúdo relacionado à sua área de atuação e compartilhe conhecimento.
- – Participe de grupos e interaja com outros profissionais.
5. Instagram:
O Instagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. É visualmente focado e ideal para negócios e portfólios que têm um forte apelo visual.
Instagram uma rede onde você se conecta com seus seguidores e capriche nas fotos de produtos, portfolio, serviços, etc.
Aqui estão algumas dicas para utilizar o Instagram de forma efetiva:
- – Crie um perfil comercial e escolha uma estética visual consistente.
- – Publique regularmente conteúdo visualmente atraente e de alta qualidade.
- – Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens.
- – Interaja com seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens.
6. Pinterest:
O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual, onde os usuários podem criar coleções de imagens e inspirações.
Veja como usar o Pinterest para divulgar seu negócio ou portfólio:
- – Crie painéis temáticos relacionados ao seu negócio ou portfólio.
- – Adicione imagens atraentes com descrições relevantes.
- – Conecte-se com outros usuários, seguindo seus painéis e compartilhando conteúdo.
- – Otimize suas imagens usando palavras-chave relevantes.
7. Google Mapas:
O Google Mapas é uma ferramenta de mapeamento amplamente utilizada para encontrar locais físicos.
Google Mapa é a maior plataforma de buscas e resultados, onde você cadastra seu negócio e será encontrado pelos clientes.
Se você possui um negócio com uma localização física, siga estas dicas para aumentar sua visibilidade no Google Mapas:
- – Crie uma descrição comercial no Google Meu Negócio com informações sobre horário de atendimento e contatos.
- – Inclua fotos do seu negócio e mantenha as informações atualizadas.
- – Incentive os clientes a deixarem avaliações e responda a elas.
- – Adicione posts relacionados ao seu negócio para fornecer atualizações aos usuários.
BÔNUS – Você tem um estabelecimento físico e as pessoas podem usufruir do espaço?
Indicado para hotéis, pousadas, restaurantes, agências, lanchonetes, cafeterias e todos os comércios que são públicos com ambiente experiencial, se você desde um barzinho ou casa de eventos é interessante estar lá! Lembrando que cada vez mais estão expandindo e indicando também para clínicas de estética, locais de spa e até mesmo clínicas de saúde onde médicos e dentistas estão também se cadastrando (porém não o forte, mas estratégico se estiver relacionado a beleza, auto estima e local para relaxamento).
8. Foursquare:
O Foursquare é uma plataforma que permite aos usuários descobrir lugares e compartilhar suas experiências.
Aqui estão algumas dicas para promover seu negócio no Foursquare:
- – Reivindique sua empresa e atualize todas as informações relevantes.
- – Incentive os clientes a fazerem check-ins no seu estabelecimento.
- – Responda a avaliações e interaja com os usuários.
- – Compartilhe ofertas especiais ou promoções exclusivas.
Lembre-se de que cada rede social possui seu próprio conjunto de recursos e públicos. É importante adaptar sua estratégia de acordo com os objetivos do seu negócio ou portfólio e o perfil do seu público-alvo em cada plataforma. Aproveite ao máximo essas redes sociais para expandir sua presença online e alcançar mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Boa sorte!