ah! Aline Hirata | As Principais Redes Sociais Explicadas para Divulgar seu Negócio

As Principais Redes Sociais Explicadas para Divulgar seu Negócio

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As Principais Redes Sociais Explicadas para Divulgar seu Negócio

Entenda as principais redes sociais e como você pode e deve se beneficiar através de seus objetivos que podem ser:

  • Portfólio de Serviços
  • Portfólio da Carreira e Profissionalismo
  • Divulgação do seu Negócio
  • Credibilidade e Presença Digital
  • Exibir Qualidade e se conectar aos clientes

Essa publicação me inspirou a ser feita após visualizar algumas postagens no exterior, no qual explicava de forma simples e com bom humor. E me fez refletir que muitos negócios ainda não exploram o poder das outras redes sociais pelo fato de não entender qual o foco e o objetivo de cada uma, e isso acaba não gerando resultados ou estar divulgando no lugar errado.

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E publiquei no meu Instagram a minha própria versão explicando de um jeito simples e em português e aqui vamos em uma versão mais estendida e com mais espaço para detalharmos e você conseguir aprender e ter dicas de como planejar o seu conteúdo e consequentemente criar uma estratégia eficaz e que realmente traga resultado para o seu negócio.

 

Principais Redes Sociais para Divulgar seu Negócio ou Portfólio

Se você deseja promover seu negócio ou portfólio online, as redes sociais são ferramentas poderosas para alcançar seu público-alvo. Neste tutorial, explicarei as principais características e diferenças de cada uma das seguintes redes sociais: Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Google Maps e Foursquare. Vamos começar!

1. Twitter:

O Twitter é uma plataforma de microblogging que permite compartilhar mensagens curtas chamadas “tweets”.

Twitter é dinâmico e publicações rápidas e curtas, mais indicado para novidades, notícias e rola muita fofoca e exposição.

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twitter

Mas depois de 5 minutos já é esquecido. Por isso pense a nível de notícias e promoções com datas de validade.

É ideal para transmitir informações rápidas e concisas. Aqui estão algumas dicas para divulgar seu negócio ou portfólio no Twitter:

  • – Crie uma conta comercial e otimize seu perfil com informações relevantes.
  • – Use #hashtags relevantes para aumentar a visibilidade dos seus tweets.
  • Interaja com outros usuários, retweetando (recompartilhando) e respondendo a tweets relevantes.
  • – Compartilhe links para seu site, blog ou conteúdo relevante para seus produtos e serviços.

 

2. Facebook:

O Facebook é a maior rede social do mundo, oferecendo diversas ferramentas para promover negócios.

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facebook

Facebook é sobre conexão, você se conectar com todos os tipos de tribos, comunidades e afinidades em comum. Inclusive compartilhar seu negócio e aqueles que gostam do seu conteúdo estará próximo de você.

Algumas dicas para utilizar o Facebook efetivamente:

  • – Crie uma página comercial (não use seu perfil pessoal) e preencha todos os detalhes relevantes.
  • – Publique regularmente (pelo menos uma vez por semana) conteúdo interessante do seu negócio, incluindo imagens de boa qualidade e profissionalismo e vídeos.
  • Interaja com seus seguidores respondendo a comentários e mensagens (mesmo que não seja um pedido, um agradecimento já ajuda e nunca ignore).
  • – Use recursos como anúncios pagos para alcançar públicos segmentados (somente pagando pelos anúncios será mostrado para mais gente).

 

3. YouTube:

O YouTube é a plataforma líder em compartilhamento de vídeos. Ele permite que você crie seu próprio canal para promover seu negócio ou portfólio.

Youtube é interessante para demonstrar todo tipo de coisa por vídeos, estão todos os nichos e segmentos e você pode explicar sobre seu produto ou negócio.

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Aqui estão algumas dicas para utilizar o YouTube de forma eficaz:

  • – Crie vídeos de alta qualidade que sejam relevantes para seu público-alvo.
  • Otimize seus vídeos com títulos, descrições e tags relevantes e estratégicos.
  • Promova seu canal em outras redes sociais através do compartilhamento e em seu site.
  • Interaja com seus espectadores respondendo a comentários e criando vídeos respostas, para ter uma comunidade engajada.

 

4. LinkedIn:

O LinkedIn é uma rede social focada em conexões profissionais e oportunidades de negócios.

Linkedin sendo profissional com público voltado para o profissional, carreira e empresas. A sugestão é compartilhar e publicar sobre sua especialidade, seus conhecimentos, sobre sua carreira, caso tenha um portfólio de serviços ou exibição de trabalhos realizados é uma estratégia de divulgação para empreendedores.

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Para promover seu negócio ou portfólio no LinkedIn, siga estas dicas:

  • – Crie um perfil profissional completo e otimizado.
  • Conecte-se com pessoas relevantes para expandir sua rede.
  • – Publique conteúdo relacionado à sua área de atuação e compartilhe conhecimento.
  • – Participe de grupos e interaja com outros profissionais.

 

5. Instagram:

O Instagram é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos. É visualmente focado e ideal para negócios e portfólios que têm um forte apelo visual.

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Instagram uma rede onde você se conecta com seus seguidores e capriche nas fotos de produtos, portfolio, serviços, etc.

Aqui estão algumas dicas para utilizar o Instagram de forma efetiva:

  • – Crie um perfil comercial e escolha uma estética visual consistente.
  • Publique regularmente conteúdo visualmente atraente e de alta qualidade.
  • – Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens.
  • Interaja com seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens.

 

6. Pinterest:

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual, onde os usuários podem criar coleções de imagens e inspirações.

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Veja como usar o Pinterest para divulgar seu negócio ou portfólio:

  • – Crie painéis temáticos relacionados ao seu negócio ou portfólio.
  • – Adicione imagens atraentes com descrições relevantes.
  • – Conecte-se com outros usuários, seguindo seus painéis e compartilhando conteúdo.
  • – Otimize suas imagens usando palavras-chave relevantes.

 

7. Google Mapas:

O Google Mapas é uma ferramenta de mapeamento amplamente utilizada para encontrar locais físicos.

Google Mapa é a maior plataforma de buscas e resultados, onde você cadastra seu negócio e será encontrado pelos clientes.

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Se você possui um negócio com uma localização física, siga estas dicas para aumentar sua visibilidade no Google Mapas:

  • – Crie uma descrição comercial no Google Meu Negócio com informações sobre horário de atendimento e contatos.
  • – Inclua fotos do seu negócio e mantenha as informações atualizadas.
  • – Incentive os clientes a deixarem avaliações e responda a elas.
  • – Adicione posts relacionados ao seu negócio para fornecer atualizações aos usuários.

 

BÔNUS – Você tem um estabelecimento físico e as pessoas podem usufruir do espaço? 

Indicado para hotéis, pousadas, restaurantes, agências, lanchonetes, cafeterias e todos os comércios que são públicos com ambiente experiencial, se você desde um barzinho ou casa de eventos é interessante estar lá! Lembrando que cada vez mais estão expandindo e indicando também para clínicas de estética, locais de spa e até mesmo clínicas de saúde onde médicos e dentistas estão também se cadastrando  (porém não o forte, mas estratégico se estiver relacionado a beleza, auto estima e local para relaxamento).

8. Foursquare:

O Foursquare é uma plataforma que permite aos usuários descobrir lugares e compartilhar suas experiências.

Aqui estão algumas dicas para promover seu negócio no Foursquare:

  • Reivindique sua empresa e atualize todas as informações relevantes.
  • – Incentive os clientes a fazerem check-ins no seu estabelecimento.
  • – Responda a avaliações e interaja com os usuários.
  • – Compartilhe ofertas especiais ou promoções exclusivas.

Lembre-se de que cada rede social possui seu próprio conjunto de recursos e públicos. É importante adaptar sua estratégia de acordo com os objetivos do seu negócio ou portfólio e o perfil do seu público-alvo em cada plataforma. Aproveite ao máximo essas redes sociais para expandir sua presença online e alcançar mais pessoas interessadas no que você tem a oferecer. Boa sorte!

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