ah! Aline Hirata | O que é Employer Branding? [Reforço para sua Marca]

O que é Employer Branding? [Reforço para sua Marca]

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O que é Employer Branding? [Reforço para sua Marca]

O Employer Branding tem despertado um crescente interesse entre as empresas. Evoluímos da época em que só havia a comunicação interna e desempenhávamos o papel de empresários(as) e que precisava de mão de obra, como ocorria décadas atrás.

O Employer Branding, que se refere à Marca Empregadora, onde direciona o olhar para a construção da marca e aplica o marketing de dentro para fora. É essencial internalizar a marca e seus valores dentro da empresa antes de refleti-los positivamente tanto internamente quanto no mercado.

Principalmente quando são os empregados, colaboradores e demais integrantes da equipe (fornecedores, distribuidores e parceiros) são os primeiros a terem contato com seus produtos, seus serviços, a empresa e o seu negócio em si. E se eles são bem tratados (ou não rsrs), consequentemente irá falar de você!

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Great Place To Work (Lugar incrível de se trabalhar)

Trago o exemplo e a mais famosa empresa que começou décadas atrás a #GPTW

A Great Place To Work (GPTW) é uma empresa global (isso mesmo, ela está no mundo inteiro e em vários países) possui a consultoria que se especializou em avaliar e reconhecer o ambiente de trabalho em organizações ao redor do planeta.

Fundada em 1991, a GPTW tem como objetivo principal ajudar as empresas a criar e manter ambientes de trabalho excelentes e com alto nível de confiança entre os colaboradores.

O principal serviço oferecido pela Great Place To Work é a realização de pesquisas de clima organizacional, conhecidas como “Pesquisa de Clima” ou “Avaliação de Confiança”. Nesse processo, a empresa coleta feedback dos funcionários por meio de questionários e entrevistas para avaliar a satisfação dos colaboradores, o nível de confiança nas lideranças, a cultura organizacional e outros aspectos relacionados ao ambiente de trabalho.

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Com base nas informações coletadas, a GPTW fornece às empresas relatórios detalhados com insights sobre a percepção dos funcionários em relação à empresa. Em outras palavras, você busca a percepção do mercado, tem a percepção dos clientes e agora vai atrás da percepção de valor internamente.

Nessa ordem:

  • Percepção de Mercado (Market Share)
  • Percepção dos Clientes (Branding)
  • Percepção Interna (Employer Branding)

 

Ou seja cada vez mais, as empresas investem em um ambiente de trabalho positivo e promovem uma cultura de confiança e têm mais chances de alcançar resultados de negócios bem-sucedidos. Ao proporcionar um local de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e motivados, as empresas podem obter os seguintes benefícios:

  1. Maior retenção de talentos: (Turn Over)
    Funcionários satisfeitos têm menos probabilidade de deixar a empresa, reduzindo a rotatividade e os custos associados à substituição de pessoal.
  2. Atração de talentos:
    Empresas reconhecidas como excelentes lugares para trabalhar têm mais facilidade em atrair os melhores profissionais do mercado.
  3. Melhoria da produtividade e desempenho:
    Colaboradores engajados e felizes tendem a ser mais produtivos e contribuir para o sucesso geral da empresa.
  4. Fortalecimento da imagem da marca:
    O reconhecimento da GPTW (Selo) pode melhorar a reputação da empresa tanto entre os candidatos a emprego quanto entre os clientes e parceiros comerciais.
  5. Criação de uma cultura positiva:
    O processo de avaliação pode ajudar as empresas a identificar áreas de melhoria e implementar mudanças positivas na cultura organizacional.

Em resumo, um Case de Sucesso que é a Great Place To Work oferece, é uma abordagem de consultoria valiosa para as empresas que desejam melhorar seu ambiente de trabalho, impulsionar a satisfação dos funcionários e alcançar resultados positivos em seus planos negócios.

 

Case Sodexo

Trago nesse outro exemplo, uma empresa nacional, mais adequada a nossa realidade e ao seu comércio regional

A Sodexo, é uma empresa especializada em benefícios e incentivos, destaca algumas vantagens para a marca e muitos conhecem pelo seus cartões de refeição adesivado nos estabelecimentos, sendo que eles também tem:

  • Foco no engajamento e produtividade: a motivação na empresa é fundamental. Colaboradores motivados trabalham de forma harmoniosa. Quando todos estão alinhados e atuando em prol do mesmo objetivo, os processos são realizados de maneira precisa e ágil.
  • Economia para a empresa: quando o índice de turnover é alto, o empregador precisa arcar com encargos trabalhistas e custos de recrutamento e seleção para preencher os cargos vagos. Investir nos profissionais que já fazem parte da empresa custa muito menos.
  • Atração de talentos: colaboradores satisfeitos na empresa transmitem credibilidade a possíveis candidatos para novas vagas e reposições eventuais.
  • Vantagem competitiva: contar com uma equipe de alto nível contribui para o sucesso em relação à concorrência, bem como fortalece a presença no segmento de mercado em que o negócio atua.

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Então o que é Employer Branding?

Marca Empregadora (Employer Branding) é a sua próxima estratégia para utilizar em seu plano de negócio, para promover sua imagem como empregadora de destaque, ou seja, como um lugar atrativo e desejável para trabalhar.

É uma abordagem que visa construir e fortalecer a reputação da empresa entre os candidatos a emprego, funcionários atuais e até mesmo entre os clientes, mostrando que a empresa oferece um ambiente de trabalho positivo, oportunidades de crescimento, benefícios atrativos e uma cultura organizacional saudável.

E consequentemente, eles serão seus primeiros fãs, irão falar bem, comprar, te vender ou mesmo indicar o seu negócio e seus produtos!

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Como reforçar sua marca (de dentro para fora)?

Existem várias formas de implementar o Employer Branding, incluindo:

  1. Presença digital: A empresa utiliza seu site, redes sociais e plataformas de emprego para mostrar os valores da empresa, os projetos empolgantes em que trabalham e depoimentos de funcionários satisfeitos. Exemplo: Comentários positivos, Aniversários, Exibição da equipe, Foto dos integrantes sendo valorizados pelas suas carreiras, etc.
  2. Comunicação interna e externa: Transmitir uma mensagem consistente tanto para o público interno (colaboradores) quanto para o público externo (candidatos a emprego e clientes). Exemplo: Existem várias plataformas de empregos como a Glassdoor ou a Catho, você está positivado e bem falado nesses locais?
  3. Programas de desenvolvimento profissional: Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento para que os funcionários possam aprimorar suas habilidades e crescer dentro da empresa. Exemplo: Descontos em cursos, Bolsas de estudos, Incentivos a novos programas e crescimento de carreira.
  4. Cultura organizacional: Fomentar um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado, com uma cultura positiva, onde os funcionários se sintam valorizados e engajados. Exemplo: Funcionários do mês, premiações, medalhas e homenagens.
  5. Benefícios e incentivos: Oferecer pacotes de benefícios competitivos e programas de incentivos para atrair e reter talentos. Exemplos: Vale-refeição, vale transporte, Gameficação de resultados com bonificações, etc.

 

Conclusão

São muitos os benefícios de ter uma forte de aplicar o Employer Branding (Marca Empregadora):

Anote essas dicas e pare de perder sua equipe para os concorrentes:

  1. Atração de talentos: Uma marca empregadora positiva atrai talentos qualificados que desejam trabalhar na empresa, tornando mais fácil recrutar os melhores profissionais do mercado. E você verá as vendas subirem!
  2. Redução de custos de recrutamento: Com uma boa reputação como empregadora, a empresa pode receber um maior número de candidaturas espontâneas e gastar menos em anúncios e processos seletivos.
  3. Retenção de funcionários: Funcionários satisfeitos e orgulhosos de onde trabalham tendem a permanecer na empresa por mais tempo, reduzindo a rotatividade e os custos associados à substituição de pessoal. É preocupante trabalhar a todo momento com encargos trabalhistas, processos e taxas fiscais.
  4. Maior produtividade e engajamento: Colaboradores felizes e motivados tendem a ser mais produtivos e engajados, o que pode levar a melhores resultados para a empresa. Equipe feliz tratará bem seus clientes, consumidores e realmente ”vestirá a camisa” do time.
  5. Imagem da empresa: Uma boa Marca Empregadora pode impactar positivamente a percepção dos clientes em relação à empresa, afinal, consumidores costumam preferir empresas que tratam bem seus funcionários.

Portanto, investir em Employer Branding pode ser uma estratégia valiosa para impulsionar o crescimento da empresa, atrair talentos excepcionais e manter uma equipe motivada e comprometida. Se você quer ser o melhor tenha os melhores em sua equipe!

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Você conhecia esse termo? Agora com mais clareza, entendendo toda a aplicabilidade, será que sua equipe está te vendendo e falando bem de você? Isso faz toda a diferença! E se você gosta desse tema e quer uma dica boa, veja também esse artigo sobre Endomarketing, aplicando marketing dentro de sua cadeia interna de Stakeholders!

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