ah! Aline Hirata | O que é um plano de comunicação?
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O que é um plano de comunicação?

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O que é um plano de comunicação?

É um documento que detalha as estratégias e ações planejadas de como se comunicar (falar) perante seu público.

Um documento, para comunicar e se relacionar com diferentes públicos e stakeholders (fornecedores, colaboradores ou clientes).

Geralmente possui informações sobre o:

  • Público-alvo,
  • Objetivos de comunicação,
  • Mensagens e
  • Canais de comunicação.

Um plano de comunicação é usado como um guia para ajudar a equipe de comunicação a alcançar seus objetivos e metas.

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Objetivos de um plano de comunicação

Os objetivos de um plano de comunicação podem ser de diferentes tipos:

  1. Como informar,
  2. O que falar,
  3. Persuadir,
  4. Convencer,
  5. Educar,
  6. Engajar,
  7. Motivar,
  8. Vender,
  9. Reforçar,
  10. entre muitos outros.

Eles podem ser usados para comunicar mudanças internas, lançamentos de novos produtos, campanhas de conscientização, eventos, etc.

 

Plano de Comunicação, onde Comunicar?

Os canais de comunicação podem incluir meios tradicionais, como jornais, rádio e televisão, bem como meios digitais, como redes sociais, site e e-mails.

O plano de comunicação também pode incluir planos de contingência para lidar com situações de crise.

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Quais são os “passo a passo” para fazer um plano de comunicação?

Os passos para criar um plano de comunicação podem variar de acordo com a empresa ou organização, mas geralmente incluem:

  1. Definição dos objetivos e metas da comunicação:
    É importante estabelecer claramente os objetivos e metas da comunicação, como informar o que deve ser dito.
  2. Análise da situação atual:
    Entender o público-alvo, a concorrência, as tendências do mercado e as necessidades e expectativas dos stakeholders.
  3. Identificação dos públicos-alvo:
    Importância em identificar os diferentes públicos-alvo e segmentá-los de acordo com suas características e necessidades.
  4. Desenvolvimento das mensagens:
    Desenvolver mensagens eficazes e relevantes que sejam coerentes com os objetivos e metas da comunicação.
  5. Seleção dos canais de comunicação:
    Selecionar quais os canais de comunicação serão mais adequados para alcançar cada público-alvo, como meios tradicionais, tipo jornais, rádio e televisão, assim como por meios digitais, sendo redes sociais, site e e-mails.
  6. Desenvolvimento de um calendário de ações:
    Desenvolver um calendário detalhado de ações, incluindo data, horário, recursos e responsabilidades.
  7. Monitoramento e avaliação:
    É importante monitorar e avaliar o desempenho da comunicação em relação aos objetivos e metas estabelecidos.
  8. Plano de contingência:
    É importante ter um plano de contingência para lidar com situações de crise e outros imprevistos (mudanças caso seja necessário).

Lembrando que esses passos podem variar de acordo com a necessidade e objetivo da sua comunicação, porém esses são os passos básicos para criação de um plano de comunicação.

Se você melhorar sua comunicação interna, comunicação perante seu público ou mesmo precisa de uma estratégia de comunicação com seus clientes, entre em contato para planejarmos uma comunicação eficaz para o seu negócio! ^_~

 

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